Quem Somos Contato
Policial
Cão da PM de Jacarezinho fica em terceiro em competição estadual‏
por Jivago França / JDS Comunicação  |  13/08/2013 às 16h05m - at. 14/08/2013 às 18h32m   |   624 visualizações
Jivago França / JDS Comunicação Jivago França / JDS Comunicação Jivago França / JDS Comunicação Jivago França / JDS Comunicação Jivago França / JDS Comunicação

Um dos cães pertencentes ao canil do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) com sede em Jacarezinho conquistou na última sexta-feira (9) em uma competição entre Polícia Militar, Polícia Civil e Exército, o terceiro lugar como cão farejador de entorpecentes do Paraná. A cadela Shena, treinada pelo sargento Celso Antônio Pinto foi a melhor representante da região na competição.

O sargento conta que o canil do batalhão de Jacarezinho foi reativado em 2004 e desde então tem recebido apoio por parte do ex-comandante da unidade, coronel Airton Sérgio Diniz e do atual comandante, tenente-coronel Antônio Carlos Morais. De acordo com ele, os investimentos são tanto na compra de equipamentos de treino, quanto medicamentos. “Os militares envolvidos também se empenham muito treinando os cães ate em dias de folga”, explicou Celso.

No dia 19 de julho, mais três cães do 2º BPM foram certificados para faro de entorpecentes. Com esta certificação, todos os cães da unidade de Jacarezinho estão aptos para o trabalho. No total são seis cães, mas um ainda é filhote e está em fase de treinos e o outro foi treinado para busca de pessoas através de seleção de odor. Assim, o canil do batalhão de Jacarezinho é um dos únicos do Paraná com todos cães certificados.

“Eles atuam em praticamente todos os mandados de busca e em eventos de grande concentração de pessoas na região. Os cães do batalhão de Jacarezinho são requisitados ate por outras unidades da região”, afirmou o sargento Celso. O batalhão de Jacarezinho é o único da região que possui canil especializado. O sargento explica ainda que no Paraná só existem cinco canis com cães para busca de pessoas, são: Jacarezinho, Londrina, Maringá, Arapongas e Curitiba. O canil de Jacarezinho ainda recebe o apoio do adestrador profissional e campeão brasileiro em 2005, Willian Xavier. Ele apóia nos treinos como figurante para os policiais.

por Jivago França / JDS Comunicação



veja também
Fanfarra Municipal faz exposição de conquistas em Jacarezinho
Carreta carregada com produtos químicos pega fogo na BR-153
No Paraná: Projeto de lei pode proibir uso de água para varrer calçadas

"Minhas imperfeições e fracassos são como uma bênção de Deus, assim como meus sucessos e meus talentos, e eu coloco ambos a seus pés."
( Mahatma Gandhi )
Página Principal | Todas as Notícias | Galeria de Fotos | Quem Somos | Fale Conosco
    2004-2014 © TaNaCidade.com - Todos os direitos reservados